A CONTENUR esforça-se em implementar uma cultura de melhoria contínua na gestão dos seus processos e atividades, por meio dos mais elevados padrões de qualidade. O departamento de Qualidade sempre foi, desde o início da empresa, uma peça indispensável da organização. Todos os nossos centros de produção em Espanha, na Polónia e no Reino Unido têm um departamento encarregado de verificar a qualidade do produto durante as diferentes etapas do processo de produção.
A CONTENUR tem uma ampla experiência em
processos de controlo da qualidade; por isso, dispõe de uma equipa
especializada com capacidade para comprovar o produto à saída da máquina com o
objetivo de garantir as especificações do cliente e cumprir as mais rigorosas
normas de qualidade internacionais.
Garantia da qualidade dos
produtos CONTENUR:
A CONTENUR compromete-se com a qualidade dos seus produtos, oferecendo a certificação europeia de contentores (UNE EN 840 para contentores de carga traseira e UNE EN 12574 para contentores de carga lateral) em todos os recipientes e contentores fabricados.
Também garante o processo produtivo sob as normas da ISO 9001 para a conceção, o fabrico e a comercialização de contentores de plástico e enterrados.
Por
outro lado, as matérias-primas são inspecionadas quando entram nas instalações
da CONTENUR: verifica-se a fluidez correta do plástico, segundo os padrões de
qualidade e que não contém humidade nem voláteis, para evitar os defeitos nas
peças.
As nossas entidades certificadoras são:
Processo: A AENOR, Associação Espanhola de Normalização e Certificação, é uma entidade de certificação acreditada em Espanha pela ENAC (Entidade Nacional de Acreditação de Certificadores) com o número 01/C-SC003. A AENOR é membro da RED IQNet (Rede Internacional de Certificação dos Sistemas de Qualidade).
Produto: A TÜV SÜD Product Service é uma entidade independente de prestígio mundial na certificação do produto. Encontra-se acreditada pela DAKKS (n.º de registo D-PL 11321-01-01), entidade oficial de acreditação alemã, para a certificação de acordo com as normas aplicáveis aos contentores de resíduos sólidos urbanos, EN-840 e EN-12574.
Além disso, são realizadas as inspeções dos produtos e das peças provenientes de fornecedores e o controlo do produto antes de ser expedido. Desta maneira, os problemas de qualidade e as interrupções da cadeia de abastecimento em fases posteriores são prevenidos.
Com a finalidade de analisar o rendimento e a qualidade dos produtos fabricados nos centros de produção do grupo, a CONTENUR apostou na criação de um laboratório de ensaio composto por um equipamento universal no qual o produto é submetido a diferentes testes e que permite realizar um controlo exaustivo da qualidade.
Para que o contentor mantenha padrões adequados, é necessário medir a rigidez do plástico ou a resistência à deformação; para isso, é utilizada uma máquina de tração que também pode oferecer informação sobre a percentagem de alongamento ou deformação tolerada pelo material antes da rutura completa.
Também são realizados ensaios no equipamento de impacto Charpy que determina a energia absorvida pelo plástico antes da rutura quando um equipamento é submetido a um impacto.
Quando se trata de materiais reciclados, é analisada a presença de vestígios de outros plásticos contaminantes que possam afetar o produto, como o polipropileno; para isso, a CONTENUR integra um calorímetro diferencial de varrimento.
A CONTENUR também dispõe de zonas de ensaios que levam a cabo testes em produtos acabados segundo as normas UNE-EN 840, UNE-EN 12574, UNE-EN 13071 e RAL GZ 951/1, bem como outros ensaios internos definidos com protocolos da empresa.