No resultado final do fabrico de um contentor para resíduos urbanos ou de uma papeleira, os fatores de qualidade, resistência, sustentabilidade, estética e integração de todos os elementos constituintes (por si sós) evidenciam o processo utilizado na produção. Neste sentido, é importante rever as principais fases do processo de fabrico antes de ligar a maquinaria, se quisermos ter a certeza de que o produto final obtido vai ter as características técnicas, do contributo para o ambiente, da eficiência de funcionalidades e do ciclo de vida que as nossas cidades exigem.
A transformação do material plástico de elevada densidade através dos processos de injeção é, em termos gerais, muito mais eficiente do que com qualquer outro processo como, por exemplo, a rotomoldagem. Durante o processo de fabrico ocorre uma série de eventos de extrema precisão que tornam o resultado final muito mais estético, funcional, duradouro e com todas as garantias de reciclabilidade do produto obtido.
O ciclo de transformação executa quatro fases sincronizadas que, no seu conjunto, resultam num produto acabado de qualidade. De uma forma massiva, através da injeção, este não apresenta porosidades, nem ondulações, criando um valor estético e, por outro lado, a sustentabilidade ambiental dada a eficiência energética destes processos.
Um processo eficaz com fases muito marcadas
Com o sistema de injeção é possível produzir de uma forma cíclica. Na primeira fase são introduzidos os grânulos de material de plástico de elevada densidade na tremonha de alimentação e na direção da unidade de injeção. A partir daqui o plástico (aglomerado) começa a ser distribuído pelo funil através de toda a câmara de aquecimento, arrastando-o rapidamente para a frente onde será fundido. Tudo isto acionado por um sistema de alimentação hidráulica.
O polímero fundido entra na unidade de encerramento através de um bocal. Este processo de enchimento tem de ser realizado a uma elevada pressão e uma temperatura e velocidade precisas. Aqui tem início o processo de arrefecimento no sistema de injeção. Podemos afirmar que é a parte mais importante do processo, visto ser onde o molde está alojado, pelo que a precisão de todos os elementos desempenha um papel muito significativo no resultado final.
O molde é formado por duas partes, uma placa móvel e uma fixa. Esta unidade contém o material inserido que vai formar o produto final, bem como os canais de alimentação, o sistema de acondicionamento e os extratores. A peça permanece aqui até ao seu arrefecimento. O processo termina com a abertura do molde e a expulsão da peça.
Os processos de injeção permitem obter peças muito complexas de uma forma rápida e eficiente, a partir de polietileno de alta densidade, de grande resistência, durabilidade, totalmente recicláveis e sem necessitar de mais processos. A utilização de diversos materiais permite, por sua vez, uma ampla aplicação para diferentes setores. Neste sentido, é possível injetar plásticos diferentes. Sem mencionar a quantidade de peças por unidade de tempo que podem ser obtidas em comparação com outros processos.
Benefícios do processo de injeção
Como afirmámos anteriormente, este sistema oferece bastantes benefícios, entre os quais podemos destacar:
· Nível de produção muito elevado. Grande quantidade de peças fabricadas por unidade de tempo
· A manipulação do material é mínima
· É possível utilizar este sistema tanto em peças pequenas, como de grande volume
· Os resíduos e desperdícios após a produção são mínimos
· Produto final consistente
· O produto final é obtido numa única etapa
· Possibilidade de alterar o design: controlo da cor, molde, etc.
· O trabalho final sobre a peça acabada é mínimo ou nulo
· As condições de fabrico são facilmente reproduzíveis
· Os custos são reduzidos graças à automatização do processo
· O produto final é de muito elevada qualidade e 100 % reciclável ao finalizar o seu ciclo de vida
A CONTENUR fabrica todos os contentores com sistemas de injeção, obtendo um produto acabado de grande qualidade e totalmente sustentável.
Quer saber mais sobre como implementamos este processo no fabrico dos nossos produtos? Contacte-nos